quarta-feira, 31 de março de 2010

Homenagem - 27 anos sem Clara.



No próximo dia 02 o Brasil vive o 27º aniversário de morte da mineira Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, mais conhecida como Clara Nunes. Clara nasceu em 12 de agosto de 1943 na cidade de Caetanópolis e foi, sem dúvidas, uma das maiores intérpretes brasileiras. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam disco. Cantou as religiões afro-brasileiras em quase todos os seus álbuns e nunca se envergonhou de afirmar-se Umbandista. Em 02 de abril de 1983, um sábado de aleluia, após 28 dias de internação na Unidade de Tratamento Intensivo da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, Clara, aos 39 anos, veio a óbito.

Na voz de Clara Nunes algumas músicas tornaram-se hinos. Um manifesto de brasilidade se estampa na capa de seus álbuns, a percussão e o trio de atabaques sempre presentes em seus arranjos, os orixás cantados e encantados, a elevação da raça. Músicas como Iansã cadê Ogum, O mar serenou, Conto de Areia, entre tantas.

O Yaônilé presta uma homenagem a Guerreira (como era chamada) apresentando coreograficamente Canto das Três Raças e Morena de Angola reforçando o coro que enaltece as nossas origens.

Como não existe um site oficial da cantora, disponibilizamos os links pra quem quiser conhecer mais a carreira desta incrível interpréte – Biografia e Discografia | Ouça os álbuns.

Saravá, Clara Nunes!


Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

domingo, 28 de março de 2010

Yaônile por quem assistiu. #2 | Jouberto Uchôa

 “...depois de assistirmos a essa agradabilíssima apresentação criada e dirigida por um aluno desta casa, aluno este que tem talento suficiente para ser aplaudido por uma platéia em pé, esses jovens que nos enebriaram de encanto e magia, estão de parabéns por esse magnífico trabalho.”

Trecho transcrito do discurso do Excelentíssimo Sr. Reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, durante a abertura da IV SemEx.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Laboratórios

No desenvolvimento das coreografias das danças dos orixás é imprescindível o contato com as forças a eles conectadas. Nesse contexto o Yaônilé desenvolve laboratórios ao vento, mar, rio. Na foto, o ensaio do Movimento do Fogo, Pedreiras e Tempestades - Yansã, Rainha dos Ventos.

Axé a todos os nossos irmãos!
Olorum Colofé!
Deus é tudo acima de todas as coisas!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Entre a cruz e a encruzilhada


Para que os negros pudessem exercer sua fé e reverenciar seus ancestrais na terra de Vera Cruz foi necessário que fizessem uma camuflagem de seus rituais sob o olhar católico de seus senhores. Era inevitável: ser um brasileiro vivo dependia do credo na Santa Madre Igreja, o catolicismo era a única região tolerada por aqui e a única forma de ser legitimado socialmente. Como a nação Brasillis era constituída também por índios, a esfera dos cultos recebeu um reforço das pajelanças tupis guaranis sendo incorporadas louvações a espíritos indígenas dentro da miscelânea.

Assim surgiu o sincretismo religioso, o paralelismo entre o catolicismo branco, a tradição dos orixás da vertente negra e símbolos e os espíritos de inspiração indígena, contemplando as três fontes básicas do Brasil mestiço, seguindo o calendário festivo da Igreja Católica, santificando os ritos e sacramentos católicos. Mesmo após o século XIX, quando os negros se viram livres, continuaram a afirmar-se católicos (medo, retaliação?) o que acabou fazendo com que o candomblé da Bahia, o Xangô de Pernambuco, o Tambor-de-mina do Maranhão, o Batuque do Rio Grande do Sul e outras denominações, fossem arroladas pelo censo do IBGE sob o nome único e mais conhecido: candomblé.

terça-feira, 23 de março de 2010

Yaônilé por quem assistiu. #1 | Gilton Kennedy


Gostaríamos de agradecer o email de congratulação que recebemos hoje do Pró-Reitor da Universidade Tiradentes, Gilton Kennedy. Ficamos muito felizes em ter participado de um grande evento como a 4ª SemEX e mais felizes estamos por já estarmos elencados para fazermos a abertura de outro grande evento da Instituição.

Abaixo, transcrevo o email recebido para que todos possam compartilhar conosco essas belas palavras.

"Prezado Danilo,

Gostaria de expressar meus sentimentos com relação a apresentação cultural realizada no dia 08.03.2010, fico muito feliz quando vejo um grupo de jovens entusiasmados e contentes em representar com seriedade a nossa cultura, pois percebi com clareza o entusiasmo e competência de todos do grupo, o bom profissionalismo desenvolvido no palco.
Gostaria de destacar a importância de tal acontecimento, pois foi demonstrado como é belo um trabalho desenvolvido com espírito de equipe e passando para toda a comunidade o valor real da cultura negra em nosso estado.


Atenciosamente,


Gilton Kennedy Souza Fraga
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Comunitários e Extensão
Universidade Tiradentes

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

sábado, 20 de março de 2010

Basta!

Neste domingo, 21/03, é o dia Internacional Contra o Preconceito Racial. O Yaônilé propõe que este seja um dia de reflexão acerca da atual situação em que o Brasil e o mundo ainda vivenciam em pleno Século XXI.

Será que já não experimentamos o cúmulo da ignorância? Por quanto tempo ainda vamos nos submeter ao julgo da pseudo sociedade branca superior? Somos um país mestiço, de cores, ritmos e crenças diferentes. E somos felizes assim. É como o antigo slogan usado na ditadura: Raça, ame-a ou deixe-a.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

terça-feira, 16 de março de 2010

Novidades.

O Espetáculo "Gira - O Movimento da Aruanda" conta agora com dois novos movimentos, acrescentados mediante a necessidade de apresentarmos duas novas forças da natureza. Danilo Aguiar, diretor do grupo e criador do espetáculo, esclarece que o Panteão Africano é muito mais vasto que possamos imaginar ou do que narram as estórias e lendas. No entanto, as divindades "importadas" para o continente americano se limitam a apenas uma parte desse todo sendo imprescindível um conhecimento maior das nações de candomblé que povoaram o Brasil e as ligações entre orixás, voduns e inquices no momento da criação de uma coreografia e de um movimento.
Aguardem as estréias.

Axé a todos os nossos irmãos.
Deus é tudo acima de todas as coisas.
Olorum Colofé!

domingo, 14 de março de 2010

I Almoço Yaônilé



Dando início à programação de atividades recreativas que o Yaônilé desenvolverá, aconteceu hoje, 14 de março, o primeiro almoço Yaônilé. Estiveram presentes os familiares de alguns integrantes que, em um clima de diversão e descontração, ratificaram o seu compromisso em unir-se à equipe.

Acreditamos que o trabalho unificado fortalece os laços de amizade entre família, estudo e trabalho visando o bem comum.

Foram discutidas estratégias de ação e adaptação para que todos possam integrar-se de maneira eficaz ao trabalho desenvolvido pela companhia e os frutos de um bom trabalho serão visíveis no nosso cotidiano.

Agradecemos a participação de todos os familiares e, mediante nossos votos de cumplicidade, ganhamos fôlego para uma trajetória ainda mais surpreendente.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!


sábado, 13 de março de 2010

Oxum



Nome de um rio na Nigéria, em Ijexá e Ijebú. Segunda mulher de Xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor. A Oxum pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem. Dona dos rios e cachoeiras gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade, perfumes, etc.

Movimento das Águas - Oxum Danda - Professora de Dança, Bailarina e Coreógrafa Michelle Pereira interpreta Oxum.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Encantamento


Fotos da Apresentação do Yaônilé na IV SemEx estão recheando as páginas dos jornais eletrônicos da Universidade Tiradentes. O material é produzido e liberado pela Assessoria de Comunicação da Instituição aos seus setores internos e externos e para todos os pólos UNIT fora de Aracaju bem como para toda a Fits – Maceió.

Por se tratar de um material interno não podemos divulgar seu conteúdo mas publicaremos as imagens através do nosso Flickr.

Essa é uma prova da exuberância imposta pelo corpe de baile ao produzir seus espetáculos.

Agradecemos à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão – PAACE, ao Pró-Reitor Gilton Kennedy; a Coordenadora Geral da SemEX, Cristiane Santana, à Assessora da Pró-Reitoria, Edilene Gomes e a todos que depositaram em nós tamanha confiança.

Axé a todos os nossos irmãos.
Deus é tudo acima de todas as coisas.
Olorum Colofé!

Nota de Esclarecimento

Para que não haja dúvidas concernentes às questões que abaixo se apresentam e para que não se criem equívocos no julgamento das mesmas, resolvi discorrer sobre assuntos que, estando esclarecidos, serão pertinentes à boa trajetória do Yaônilé.

Os espetáculos “Batuques e Tambores: O Canto da Senzala”, “Um Canto de Fé, Um Sangue Guerreiro: Os Santos do Meu Navio Negreiro” e “Gira – O Movimento da Aruanda” (criados nos anos de 2007, 2008 e 2009, respectivamente) são PROPRIEDADES INTELECTUAIS de Danilo Targino de Aguiar, tendo sido idealizados, criados, concebidos, roteirizados, executados, coreografados (juntamente com a bailarina Michelle Pereira) e dirigidos pelo mesmo e tendo ele os DIREITOS AUTORIAS sobre suas produções.

Durante este período tais espetáculos foram apresentados através de um determinado Projeto Escolar que, a partir de dezembro de 2009, NÃO DETÉM AUTORIZAÇÃO para uso total ou parcial dos mesmos, sejam da parte coreográfica, teatral ou nomeclaturas utilizadas para se referir a um determinado conjunto de edições musicais. 

Entenda-se nesse contexto que PROPRIEDADE INTELECTUAL refere-se à uma forma de proteção da criação humana, através da implementação de direito de apropriação ao homem sobre suas criações, obras e produções do intelecto, talento e engenho. Portanto, englobado a esses fatores, encontram-se também o direito resguardado sobre edições musicais, textos de espetáculos e projetos, além dos direitos sobre logomarcas e materiais publicitários. O DIREITO AUTORAL “é o direito que protege trabalhos publicados e não publicados nas áreas da literatura, teatro, música e coreografias de dança, filmes, fotografias, pinturas, esculturas e outros trabalhos visuais de arte como programas de computador (softwares). O direito autoral protege a expressão de idéias e reserva para seus autores o direito exclusivo de reproduzir seus trabalhos.”¹

É imbelicidade da minha parte tecer outros comentários além do que Eliane Yachou Abrão publicou no Jusvi.com, onde afirma que “a melhor doutrina pátria...é unânimemente dualista: direitos de autor são um feixe de prerrogativas de ordem moral e de ordem patrimonial, que se interpenetram quando da disponibilização pública de uma obra literária, artística e/ou científica. Os direitos morais, pertencem exclusivamente à pessoa física do criador, e os patrimoniais ao criador originário se não os cedeu ou ao terceiro a quem de autor os facultou. Herdeiros podem exercer alguns dos direitos morais e os patrimoniais no período que entremeia a morte do criador e a queda da obra em domínio público. São direitos morais de autor: o direito ao inédito, o direito de ter seu nome sempre vinculado à obra, o direito de se opor à quaisquer modificações que nela se pretenda introduzir, e outras disposições expressamente previstas na lei especial. São direitos patrimoniais de autor os de fruir e dispor publicamente da obra do modo que convier a seu titular, observados os preceitos de ordem pública.”

Para efeito de esclarecimento (ou conselho se melhor convier) enfatizo que ofensa ao direito autoral é crime. Concedendo uma pitada bastante pessoal à essa nota re-publico o que foi postado em [ fotolog.net/daguiar ] em 09/03/2010: “Quem tem capacidade e inteligência para criar, não se esconde no feito do outro. Não altera, não muda, mostra aquilo que é seu. Lastimável é assistir a insistência dos que só conseguem se mostrar copiando, imitando, afanando a propriedade intelectual do outro. Árvores que morrerão secas sem ao menos ter experimentado a suavidade das águas da criatividade.”

Cordialmente,

Danilo Aguiar
Diretor do Yaônilé.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sob a benção das Yabás



Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Oloum Colofé!

Yaônilé - A aurora da esperança



A aurora de 2010 rompeu sob a égide da esperança de um povo. Uma nação dividida que assopra as velas comemorativas dos seus 50 anos de independência sem ao menos ter afastado de si o vento das mazelas pelas quais são acometidos dia após dia. Os sentidos do mundo se aguçam sobre a África como se fosse ela o berço perdido da humanidade reencontrado faminto, carente e com olhos de súplica.

Desvendar os insondáveis mistérios da força desse povo é remeter-se ao tripé que os sustenta: identidade, ancestralidade e religiosidade.

Em homenagem ao dia internacional da mulher, dedicamos nossa ginga as mulheres africanas e brasileiras, mães, esposas, trabalhadoras que não se acovardaram frente ao mundo moderno e, arregaçando as mangas, foram à colheita dos sonhos plantados em suas memórias. Mulheres de sangue real, candaces de uma nova era.

Que as forças da natureza aqui representadas ratifiquem o compromisso em manter vivo o eterno louvor às nossas origens, o ventre pelo qual nascemos, a soberania da mulher em sua plenitude solidificada em Oxum e Yemanjá - as águas que a todos banham, e em Yansã - o vento que em todos sopra e o fogo que a tudo consome.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Abertura Oficial da 4ª SemEX - UNIT


"...teve prosseguimento com um espetáculo de dança em que foi destaque a cultura afro. Montado pelo grupo Yaônilé, sob a direção do aluno de 5º período do curso de Publicidade e Propaganda Danilo Aguiar, as cenas apresentadas prestaram homenagens ao Dia Internacional da Mulher e enalteceram três orixás femininos do Candomblé (Iansã, Oxum e Iemanjá).

Danilo esclareceu que o trabalho artístico resultou de um dos inúmeros projetos acadêmicos apresentados na Semex de 2007, momento em que passou a ser formado o grupo. Desde então ele vem elaborando um show estético que procura resgatar a cultura afro, onde a crença nas entidades do Candomblé transforma-se em um trabalho apreciado e aplaudido por quem teve o privilégio de acompanhar os 33 minutos de magia e estética..."

Fonte: Ascom - Unit


Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!