quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Novos Tempos!

Há mais de 1 ano, quando resolvemos instituir um trabalho inovador na área de dança afro em Sergipe, não imaginávamos que teríamos um retorno tão positivo de público, crítica especializada e profissionais da área. Nascemos com o intuito de propagar a arte afro e negra brasileira por que nós a amamos em primeiro lugar. O trabalho é desgastante, é corrido, mas, a despeito de qualquer infortúnio físico, é imensamente prazeroso.

Amparados pelo peso da responsabilidade, pautamos nossa rotina de ensaios e apresentações no mesmo contrapasso das coreografias – um movimento que precisa de continuidade. Desafiamos as regras do possível nos atendo sempre ao que deveria ser feito não importando a inviabilidade técnica/física/financeira. Ser Yaônilé é romper limites. Isso a gente aprendeu desde cedo.

Aprendemos também que quem critica merece ser ouvido desde que tenha gabarito para falar. E que a boa crítica é a crítica que edifica. Estamos firmados em um propósito maior e avançamos para o ainda mais. Nossa luta contra o preconceito e a intolerância religiosa não irá parar enquanto ainda tivermos caminhos para prosseguir. E, ainda assim, descobriremos uma forma de abrir outros e tocar diretamente o coração das pessoas.

Em um ano o Yaônilé construiu o figurino mais caro de um grupo indepentende no estado. Foram gastos mais de R$12.500,00 em tecidos, mão-de-obra especializada, elementos cênicos e artigos de armarinho. Temos a média de 1h de ensaio por dia durante 2010 e o resultado de tudo isso pode ser visto nas 17 apresentações que realizamos durante o ano e as já confirmadas para janeiro de 2011.

Trabalho sério se faz assim com garra, determinação e, principalmente, gratidão. Queremos agradecer todo o apoio, o incentivo, as críticas e sugestões, a participação, os emails, enfim. Somos gratos a todos vocês que, em 2010 e por muito tempo, consagraram o Yaônilé como O Balé Afro de Sergipe.


Que venham os novos tempos! Feliz Ano Novo!

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.