sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Yaônilé completa 01 ano!

Dia 08 de dezembro foi dia de festa na cidade de Aracaju e também para o Yaônilé que completou o seu primeiro aniversário. Estivemos pelo segundo ano consecutivo como comissão de frente da 28ª Lavagem da Conceição e, mais uma vez, mostramos à sociedade o valor da cultura afro e do povo de santo fazendo a nossa homenagem a Oxum. Com sabor de festa e uma alegria contagiante, saímos com o cortejo da colina do Santo Antônio até a Catedral Metropolitana e o Yaônilé manteve seu passo cadenciado dançando para a Senhora das águas doces, nossa rainha dourada.

As comemorações do aniversário continuaram durante a tarde com festa para os integrantes. Bolo, balões e um imenso painel com a representação do Yaô (logomarca do grupo) pontuaram o sentimento de felicidade que emanava de cada sorriso durante a comemoração surpresa elaborada por Izabelle Leite, nossa diretora executiva.

À noite foi a vez da Orla de Atalaia receber o Ijexá do Yaônilé ao som dos tambores do Afoxé Akueran e das lindas vozes de Fernando Kassideran, Lílian Borges e Sandro Kito. Juntos, Yaônilé e Akueran proporcionaram um espetáculo ímpar que impressionou as milhares de pessoas e turistas que lotaram a avenida para acompanhar o Ijexá afiado do Afoxé. Marcações precisas e movimentos característicos de cada orixá compuseram o cortejo que ficou marcado pela beleza e alegria do povo de santo homenageando as suas origens e afirmando a grandiosidade dessa mistura étnicocultural que é a principal característica do povo brasileiro.

Ao final do cortejo todos cantaram Parabéns para o Yaônilé encerrando, sob as bençãos de Oxum, as nossas comemorações de 01 ano. Festa e devoção foram as palavras chaves para todos os que cantaram e dançaram com o Yaônilé e o Afoxé Akueran.

Temos muito a comemorar mas, ainda mais, a agradecer. E, tendo este cuidado, estamos preparando um post especial de 01 ano de Yaônilé. Aguardem!

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.