sábado, 30 de outubro de 2010

Yaônilé é o grupo Oficial da Lavagem da Conceição!



8 de dezembro é dia de fé, de emoção, de alegria, é dia de Axé! A partir do raiar do sol o Yaônilé estará na Colina do Santo Antônio para puxar o cortejo da 28ª Lavagem da Conceição enchendo as ruas de brilho e beleza em homenagem à Rainha do ouro, da riqueza e do amor, Oxum.


A parceria ocorre desde 2009 através da Ialorixá Angélica Oliveira, presidente da ASSERMAN, uma das mais queridas e prestigiadas mãe-de-santo do estado e responsável pelo evento que a cada ano se supera em qualidade, número de fiéis e emoção. Em 2010 a grandiosidade será outra marca da Lavagem que passa a fazer parte do calendário cultural e festivo de Aracaju.


A estética visual aliada à fé praticada durante todo o trajeto asseguram à festa o caráter de uma das mais belas e  prestigiadas manifestações afro-brasileiras de Sergipe ainda mais após a conquista de todo o povo de santo com a escolha da data para representar o Dia da Mulher Negra Afro-religiosa segundo Lei Nº100/2009, também uma conquista da Iá Angélica junto à Deputada Ana Lúcia.

O Cortejo segue o seguinte roteiro: colina do bairro Santo Antônio; Rua João Ribeiro; Rua Simeão Sobral, Avenida Rio Branco e Ivo do Prado, passando pela Praça Fausto Cardoso e chegando ao destino final, que é a Praça Teófilo Dantas, onde se encontra a Catedral Metropolitana de Aracaju.



É o Yaônilé ratificando seu compromisso de propagação da fé e de combate ao preconceito e à intolerância religiosa com força e determinação. Nós não estamos conquistando nosso espaço em vão. É o resultado de um trabalho sério, digno e comprometido com o legado cultural africano e afro-brasileiro.

Ainda no dia 08 o Yaônilé se une ao Afoxé Akueran para continuar as comemorações de seu primeiro aniversário na Orla de Atalaia, saudando com vigor e emoção a nossa Mãe Oxum.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.