Foi com bastante alegria que recebemos esse material que já comove pela proposta. É muito comum termos acesso aos mais variados trabalhos - principalmente de jovens que expressam sua arte pelo desenho - mas, raríssimamente (com exceção de jovens e adolescentes de comunidades candomblecistas), percebe-se o interesse de tais artistas para as expressões afro-brasileiras e africanas. É por isso que destacamos aqui a leveza e a sobriedade dos traços do estudante Rodrigo Oliveira, um exemplo a ser seguido por todos aqueles que desejam oxigenar a discussão sobre o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa, recriando conceitos e transformando a esfera social na qual está inserido.
As imagens representam três divindades do Panteão Africano (Iemanjá, Iansã e Logum Edé) e fazem parte de uma coleção que deve apresentar os orixás mais cultuados no Brasil. A apresentação do artista (exclusiva para este blog) fica por conta da amiga pessoal e admiradora do trabalho de Rodrigo, Cecília Andrade:
"Rodrigo Oliveira, 17 anos, aracajuano; é um ótimo desenhista, apesar de não usar nenhuma técnica profissional. É fascinado pela história dos Orixás e da cultura africana e, segundo o próprio, "o objetivo da criação desse singelo trabalho é, além de apresentar a estética das Divindades africanas, o de disseminar a cultura afro-brasileira. O Yaônilé desempenha essas atividades com afinco, fato que contribuiu para a escolha do mesmo como ferramenta divulgadora." Atualmente cursa o último ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Atheneu Sergipense e aspira cursar Administração e Direito, respectivamente."
Agradecemos a oportunidade de podermos publicar estas imagens que são mais que puros desenhos. São a garantia de que a história dos orixás nunca será perdida enquanto existirem pessoas que encontrem nelas a inspiração necessária para seguir.
Lembramos que as imagens são protegidas por direitos autorais segundo Art. 5º, §§ 27 e 28 da Constituição Federal, bem como pela Lei n.º 9.610/98. Seu uso comercial e indiscriminado é proibido. Para adquirir licença de uso e saber mais sobre Rodrigo Oliveira visite seu perfil no Orkut.
Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.