segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Salgueiro, um samba vermelho e branco!

Uma das mais fortes expressões brasileiras de alegria é também uma das maiores referências de fé e luta - O carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A mobilização popular dos moradores dos morros cariocas e o empenho das diversas comunidades que compõem as agremiações são as ferramentas necessárias para o brilho dos desfiles que colorem em tons vivos a Marquês de Sapucaí, palco da festa. 

Créditos
A ligação dos morros com a religiosidade afro-brasileira é algo indiscutível até mesmo pelo processo histórico de ocupação desses locais. E tal religiosidade acabou sendo incorporada aos fundamentos e à própria história de cada uma das agremiações que não se envergonham de levantar as bandeiras da fé às entidades e do amor ao samba. As letras dos sambas-enredo quase sempre são carregadas de saudações aos orixás quando não falam abertamente sobre suas histórias.

Já no nordeste, seguindo a linha dos blocos carnavalescos, aparecem os Afoxés - Candomblés de rua. São ainda mais antigos que as agremiações cariocas e como o próprio nome sugere, desfilam com respeito e devoção a religiosidade do candomblé.

Como forma de disseminação da cultura e pluralização de conhecimento é que o Yaônilé divulgará até março de 2011 os perfis de algumas das grandes Escolas de Samba do Rio bem como dos Afoxés espalhados pelo Nordeste que, através de muita garra e coragem, elevam a dignidade do povo-de-santo ao reafirmar a seriedade das nossas crenças. Inaugurando a nossa série trazemos o perfil do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro - uma das mais antigas agremiações do Rio de Janeiro.


Década de 50. Com o enredo "Uma Romaria à Bahia" o Salgueiro realiza seu primeiro desfile e surpreendentemente leva o 3º lugar já em sua estréia. De lá pra cá são mais de 60 anos de história de vitórias e também de derrotas. Uma vida de dedicação ao samba sempre afinado da bateria, a exuberância das alegorias e dos figurinos e também dos sambas-enredos. Uma história de fé: "A diversidade religiosa do Salgueiro permite que este abrigue um padroeiro e protetor: Xangô, orixá do Candomblé, também de cores vermelho e branco e também reverenciado no dia 20 de janeiro, quando, à noite, diante dos pegis e dos gongás, o senhor das pedreiras recebe as homenagens de seus afilhados do Salgueiro". 

O Salgueiro desenvolve diversos eventos como a tradicional "Feijoada do Salgueiro" que acontece todo segundo domingo do mês e também é idealizador da Escola Mirim que ensina crianças do morro a arte e o ofício de ser feliz através do samba.

Para 2011 ainda não há um samba enredo definido e a concorrência é acirrada. Nosso correspondente no Rio de Janeiro, Rodrigo Jesus, Salgueirense de carteirinha, esteve na quadra da escola na noite de sábado (02) e manifesta sua opinião sobre a escolha do samba representante para o Desfile do carnaval 2011 cujo tema é 'O Rio e o Cinema': "O Salgueiro vem com força, se nosso samba ganha, fica mais forte ainda. Este já tá na boca do povo, é ótimo pra cantar", conclui. 


Você pode conhecer e fazer o Download do Samba-enredo favorito de Rodrigo clicando aqui. Ouça também os concorrentes.

Para saber mais sobre a história do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, acesse o Site Oficial.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

2 comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.