domingo, 10 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Comentários [Dez] Interessados

Não que eu queira fazer apologia a algum candidato, coligação ou representação partidária. Não, não faz meu feitio. Muito menos usar este espaço para propaganda favorável ou contrária à ideologia "política-fictícia" que se vê país afora. Meu nome é Danilo Aguiar e assino este texto como uma crítica à falta de informação da candidata à presidência pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff. Trata-se de debate de fatos, não confronto.

Pra começar, assistam o vídeo:


A Dilma afirma que o "nosso país" nunca registrou um conflito religioso. Teoricamente, a candidata está certa. No entanto, a realidade prática da afirmação é bem mais contraditória quando não alarmante. O que dizer do conflito silencioso e velado que as outras religiões praticam em demérito do candomblé? Falo do candomblé especificamente por ser ela uma religião de coabitação das outras de matrizes africanas e afro-brasileiras e talvez, a que mais é vítima do preconceito e da intolerância religiosa. Afirmo isso baseado em fatos presenciados, além do conhecimento empírico arregimentado de experiências sofridas por irmãos da religião, casas de culto e, principalmente, pelo legado de dor e terror que a herança escravista dos nossos antepassados nos deixou.

Conflito, sim. Claro, óbvio, evidenciado em cada olhar de reprovação, de condenação, olhares de vilipêndio. Nosso conflito é fruto de um preconceito dissimulado, vivido cotidianamente por quem deseja apenas professar sua religião sem ser menosprezado por isso. Menosprezo que existe e, falando em pessoas não em números, não tem prazo de validade.

Dilma continua: ..."querer criar contradição religiosa onde não tem é querer criar um clima de divisão no país." Em que país a Dilma mora? Afirmar que pelas ruas, ladeiras e vielas deste tão rico e cultural país que é o Brasil, onde eu moro e conheço por relação visceral, não existe contradição religiosa é o mesmo que visitar uma Cuba capitalista. Isso não honra a nossa democracia? Pra quem experimentou os terrores da ditadura, a palavra acompanhada do sentimento democrático deveriam exercer um significado mais abrangente e mais condizente com a realidade. Democracia neste país se aplica a setores bastante reservados, inacessíveis à grande massa, diga-se de passagem, principalmente no tangente às questões afro-religiosas que ainda não tiveram o prazer de degustar tal manjar. Fome dele, sempre houve.

Que é dever do Estado fornecer meios para a livre expressão religiosa e de culto e blá, blá, blá, todos nós sabemos. Acontece que não passa de teoria. Fato! E o que falar do controle midiático exercido por grandes "impérios da fé" que fazem das igrejas palcos para shows  de TV baseados na massificação de idéias torpes construídas sob discursos preconceituosos e linguagem ofensiva - isso quando o texto chulo não recebe auxílio do visual grotesco e resulta em santa chutada, enfim...

O segundo turno das eleições é dia 31/10. Todos temos uma segunda chance. Não estou dizendo para não votar na Dilma, repito. Particularmente, acho que voto nela. Peço apenas que tenham consciência para saber cobrar uma re-artiluação do plano de governo incluindo nossas reais necessidades, conhecer o potencial de diálogo que o candidato dedica, fazer-se ouvido para valorizar o futuro que, a despeito de outros milhões de eleitores, também é meu. Eu sou brasileiro, tenho sangue negro, fé em Deus e nos Orixás e me orgulho de ter a meu favor a possibilidade de me comprometer com quem comigo se compromete.

E, a propósito: Dilma, o Brasil tem 510 anos.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.