terça-feira, 12 de outubro de 2010

Platéia da Fama se rende ao Yaônilé!

Uma noite mágica! Assim pode ser descrita a noite de ontem na Faculdade Amadeus onde, durante 40 minutos, o público assistiu encantado a apresentação do Yaônilé. 

A abertura oficial da 8ª edição do Café Filosófico foi marcada pela benção das Yabás, o brilho, o encanto e o misticismo das Rainhas do Panteão Africano. Saudando a todos a partir da saída do camarim, a bailarina Monaliza Viviane jincou para interpretar Nanã, a velha divindade dos lagos e pântanos. O silêncio instaurou-se imediatamente. Nada conseguiria chamar a atenção das 600 pessoas que lotaram a quadra da Fama além do fascínio que a dança transmitia - O Yaônilé entrava no palco.

Em seguida as entidades das águas foram saudadas com a dança dos pescadores em reverência aos marujos e marinheiros; as baianas e seus balaios de presentes dedicados à força dos oceanos - a Rainha Iemanjá interpretada pela bailarina Inês Reis. Em sua dança, o equilíbrio entre serenidade e força, as águas que acalmam, as águas que destroem. Com a entrada de Oxum, o público chorou.

Laiz Vieira desfilou o Ijexá cadenciado da Senhora das águas doces trazendo lágrimas aos olhos dos presentes. A nobreza da entidade representada pela delicadeza dos movimentos singelos e compassados foi sentida até mesmo pelos companheiros de dança que também se renderam às lágrimas. 

Oyá encerrou a apresentação. A mudança no astral do público foi imediata quando o bailarino Geslei Leite soltou o Ilá da Rainha dos Ventos e preencheu o espaço com o Aguerê de Iansã. Movimentos rápidos, certeiros, giros praticamente impossíveis, beleza incomparável. Força, resistência, autonomia, bravura! O Movimento do Fogo, Pedreiras e Tempestades havia começado. O espaço foi preenchido pelo restante do grupo e o axé se espalhou. Na marca dos 40 minutos de apresentação, quando o Yaônilé cravou o último movimento da coreografia, foi a vez da platéia levantar-se e aplaudir calorosamente o espetáculo que haviam presenciado. 

As palmas que pontuaram vários momentos da apresentação foram o atestado de que nossa mensagem havia sido transmitida - o público viu, ouviu e entendeu. Seguiram-se manifestações de carinho, declarações de encantamento, elogios, elogios, elogios. Autoridades como Joaquim Machado, diretor da Fama, e Fernando Lins, Sociólogo e Ex-reitor da UFS, diretores acadêmicos, além de alunos, professores, coordenadores. O Yaônilé recebeu a todos, tirando fotos, conversando, interagindo. 

Além de tudo e como forma de agradecimento a Faculdade Amadeus disponibilizou 100% de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2011 para os nossos integrantes.

Trabalho bem feito se faz assim. É com seriedade e amor de verdade que vamos ocupando um espaço que desde sempre nasceu para ser nosso.

Em breve, fotos oficiais.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

2 comentários:

  1. É isso aííííí

    Hj pela manha fui surpreendido

    Estava numa loja na Av. Hermes Fontes, quando fui abordado por um vendedor da mesma, que perguntou se eu queria ajuda, ai eu disse que nao, obrigado! Ja fui atendido! Puto por estar esperando pra ser antendido assim que cheguei na loja e ninguem veio, depois de muito tempo que sou atendido chega mais um, agora va vc e seu atendimento pra outro lugar (pensei comigo) Logo em seguida veio a surpresa: O vendedor que eu esqueci de perguntar o nome (fiquei mais puto por isso) chegou pra mim e falou que ja sabia que eu tinha sido atendido, mas que tava prestando atenção em mim desde que eu entrei na loja! eu que estava com a mão abaixada, num impensado gesto, levei a mao ao peito (e internamente assustado hehe) perguntei o por que? Ele perguntou se nao era eu quem fazia parte de um grupo de dança, ai eu respondi que sim, de um grupo de dança afro, a partir dai começaram os elogios ao grupo: - Pô, achei muito lindo, muito bem representada a nossa cultura, deveriam se apresentar em todos os lugares do estado para a sociedade conhecer e saber que nao é uma cultura de filme de terror! Vi as pessoas se benzendo, algumas com cara de assustada, outras emocionadas, outras rindo, mas a maioria das pessoas adoraram, minha turma mesmo ficou maravilhada com a apresentação, com gostinho de quero mais, eu sou do segundo período de administração, e minha turma estava em peso, voces deveriam divulgar mais a apresentação para as pessoas atraves de voces conhecerem nossa cultura, que nao tem quem nao tenha o pé nela! nao é mesmo? hehehe Parabens viu cara? tava muito lindo! eu com a mão no peito ainda, agradeci com a outra mão pegando na mão do vendedor: muito obrigado pelo reconhecimento, muito bom encontrar com você hoje, enchi os olhos de lagrima cheio do sentimento de orgulho, fechei a mão, bati forte no peito e disse a ele: É cara, somos o Yaônilé! =D

    ResponderExcluir
  2. É isso aííííí

    Hj pela manha fui surpreendido

    Estava numa loja na Av. Hermes Fontes, quando fui abordado por um vendedor da mesma, que perguntou se eu queria ajuda, ai eu disse que nao, obrigado! Ja fui atendido! Puto por estar esperando pra ser antendido assim que cheguei na loja e ninguem veio, depois de muito tempo que sou atendido chega mais um, agora va vc e seu atendimento pra outro lugar (pensei comigo) Logo em seguida veio a surpresa: O vendedor que eu esqueci de perguntar o nome (fiquei mais puto por isso) chegou pra mim e falou que ja sabia que eu tinha sido atendido, mas que tava prestando atenção em mim desde que eu entrei na loja! eu que estava com a mão abaixada, num impensado gesto, levei a mao ao peito (e internamente assustado hehe) perguntei o por que? Ele perguntou se nao era eu quem fazia parte de um grupo de dança, ai eu respondi que sim, de um grupo de dança afro, a partir dai começaram os elogios ao grupo: - Pô, achei muito lindo, muito bem representada a nossa cultura, deveriam se apresentar em todos os lugares do estado para a sociedade conhecer e saber que nao é uma cultura de filme de terror! Vi as pessoas se benzendo, algumas com cara de assustada, outras emocionadas, outras rindo, mas a maioria das pessoas adoraram, minha turma mesmo ficou maravilhada com a apresentação, com gostinho de quero mais, eu sou do segundo período de administração la na FAMA, e minha turma estava em peso, voces deveriam divulgar mais a apresentação para as pessoas atraves de voces conhecerem nossa cultura, que nao tem quem nao tenha o pé nela! nao é mesmo? hehehe Parabens viu cara? tava muito lindo! eu com a mão no peito ainda, agradeci com a outra mão pegando na mão do vendedor: muito obrigado pelo reconhecimento, muito bom encontrar com você hoje, enchi os olhos de lagrima cheio do sentimento de orgulho, fechei a mão, bati forte no peito e disse a ele: É cara, somos o Yaônilé! =D

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.