quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

02 de Fevereiro é dia de Iemanjá!

Os primeiros raios de luz que saltam sobre o horizonte já anunciam as celebrações. O corpo veste branco e tons de azul traduzindo a alma que se cobre de sal e espuma. O dia é da grande mãe africana do Brasil, a senhora das águas Yemanjá, iyabá (orixá feminino) da mitologia afro-brasileira, a mãe dos navegantes dessa imensa nau que é o Brasil.

As águas celebram uma festa íntima, o mar agita-se para saudar sua rainha, a doce mãe de todos. Há uma emoção particular, uma comoção coletiva. As rosas e os presentes lançados em oferendas ao mar são misturados pelas ondas e tragados pelas correntes marítimas para chegarem ao seu destino - as fortes e delicadas mãos da senhora dos oceanos.

Ogunté, Marabô, Caiala, Sobá, Oloxum, Inaê, Janaína. Em suas sete qualidades, reverenciamos a matriarca do panteão afro-brasileiro com o coração embevecido de uma tênue tristeza traduzida em seu canto. Toda a costa brasileira fica mais perfumada e colorida. Hoje é 02 de Fevereiro. É dia de Iemanjá.

Para homenagear esta data, preparamos um ábum especial com imagens das apresentações que fizemos em louvor à Rainha das águas salgadas. 



Confiram também algumas lendas que publicamos sobre Iemanjá:
Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.