terça-feira, 2 de novembro de 2010

Yaônilé e Cultura da Senzala juntos!

É com inenarrável alegria e emoção que o Yaônilé Cia de Dança Afro e Negra Contemporânea Brasileira anuncia sua parceria com o Projeto Cultura da Senzala. Música e dança se fundindo para formar um verdadeiro espetáculo  de sons, cores e movimentos.


O Cultura da Senzala nasceu em fevereiro de 2008 através do sonho de dois professores e logo se tornou  um verdadeiro canteiro de educação, cultura e lazer para a comunidade do Apicum em São Cristóvão-SE, onde o projeto vem sendo desenvolvido. Os responsáveis por tão louvável iniciativa são os mestres e nossos amigos, o percussionista Raimundo Teixeira e Irani Carvalho.



“A idéia que se pode agir sobre a realidade é o principal antídoto para a sensação de impotência diante da desigualdade social.”  Através de uma didática minuciosamente trabalhada, os professores convidam a comunidade a apresentar suas idéias, discutir, acreditar que é possível mudar a realidade coletiva do Apicum através de um olhar cidadão e transformador tornando-se ela própria, a comunidade do Apicum, a realização de um sonho e não mais “uma senzala urbana”.

O Projeto realiza oficinas de dança afro, leitura e língua estrangeira além de teatro e percussão que é o forte do Cultura da Senzala. Sob os comandos de Raimundo o grupo desenvolve rítmica e cadências perfeitas. 



Quem tem o prazer de ouvir o som dos tambores desses meninos se apaixona instantaneamente por suas batidas fortes e compassadas, seus arranjos e a sonoridade que não consegue deixar ninguém parado. Som este que já foi ouvido até mesmo no Largo Terreiro de Jesus no Pelourinho em Salvador, além de outras cidades da Bahia.

Com essa aliança, as manifestações afro-brasileiras culturais e festivas de Sergipe ganham em todos os aspectos. A dança do Yaônilé aliada ao som dos tambores do Cultura da Senzala tendem a promover uma mudança na forma de se pensar o afro em nosso estado, fomentando o desenvolvimento e a expansão de uma cultura que já alcançou horizontes bem distantes da senzala.

Em breve novas informações! Enquanto isso, conheça mais o Cultura da Senzala!

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.