domingo, 7 de novembro de 2010

Projeto Idará: Construindo cidadania com as comunidades de terreiros

Na noite da última sexta, 05, estive como representante do Yaônilé no Lançamento do Projeto Idará no auditório do Centro de Criatividades "Governador João Alves Filho". A cerimônia contou com a presença de grandes nomes do cenário afro-religioso de Sergipe e marcou também o início das gravações de um documentário homônimo do projeto.

O projeto "Idará: Construindo cidadania com as comunidades de terreiro" tem como objetivo a capacitação de comunidades de terreiros em seis municípios de Sergipe, visando à promoção do protagonismo dessas comunidades no enfrentamento do racismo e da intolerância religiosa. Serão realizados ciclos de debates nos locais de maior incidência dessas comunidades tendo como base o intercâmbio do trabalho de profissionais das áreas de história, antropologia, saúde e direito, no sentido de promover a formação dos participantes. O projeto atenderá as comunidades de Religiões de Matrizes Africanas dos seguintes municípios: Aracaju, Laranjeiras/Mussuca, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Riachuelo e Estância.

Na ocasião do lançamento foi exibido um emocionante vídeo documentário sobre o batismo de crianças de origem Fon no Benin que faz parte do acervo antropológico da Universidade Federal de Sergipe. A noite foi marcada ainda pela bela apresentação do Grupo Yá Orí (Associação Luz do Oriente) que dançou para Oyá ao som dos tambores de Tonico de Ogum tendo Cássia Mota, uma ex-Yaônilé, interpretando a Senhora dos Ventos. Houve então a formação da mesa e a apresentação oficial do projeto Idará - seu calendário de ações, objetivos, justificativa, metodologia e objetivos. A noite foi encerrada com um delicioso coquetel afro e a apresentação do Grupo de Preto, encabeçado por Alan de Xangô, parceiro do Yaônilé.

A Sociedade Omoláiyé, responsável pelo evento, marca história ao promover um projeto de tamanha grandiosidade como o Idará. Prestes a completar 4 anos e receber merecidadamente o título de Utilidade Pública, a Sociedade galga territórios nunca antes observados ou explorados e mantém-se na vanguarda da luta contra o racismo e a intolerância religiosa promovendo saúde, educação e estabelecendo os devidos padrões no combate à negligência dos direitos humanos.

Manifesto publicamente o apoio desta Cia de Dança ao trabalho desenvolvido pela Sociedade Omoláiyé reiterando que são ações deste quilate que precisamos para, juntos, agirmos como transformadores de nossa realidade construindo uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Acompanhem a agenda do projeto Idará:

LANÇAMENTO - 05 de novembro de 2010 às 18h30m - Centro de Criatividades

OFICINAS/PALESTRANTES

Profº Especialista Andrey Lemos - Oficina: Práticas de Sexo seguro e a prevenção de DST/AIDS e hepatite nos terreiros de candomblé;
Profº Doutorando Ilzver Matos - Oficina: Idará: direitos e deveres do povo do santo;
Profª Drª. Maria Batista Lima e Profº MSc. Robson Anselmo - Oficina: Relações Étnicorraciais e Gênero.

MUNICÍPIOS

Aracaju - 12 de Novembro de 2010 às 14h - Centro de Criatividades
Nossa Senhora do Socorro - 19 de Novembro às 14h - Sesc Marcos Freire II
São Cristóvão e Barra dos Coqueiros - 26 de Novembro às 14h - Creche Mãe Rosa
Laranjeiras - 03 de Dezembro às 14h - Escola Estadual Profª Zizinha Guimarães
Riachuelo - 10 de Dezembro às 14h - Centro de Convivência
Estância - 17 de Dezembro às 14h - Barracão Cultural

SEMINÁRIO - Construindo cidadania com as comunidades de terreiros - 15 de Janeiro de 2011

Lançamento da CARTILHA IDARÁ - 02 de Fevereiro de 2011 com apresentação da Cia Dançar't e Coquetel Afro.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.