sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Yaônilé volta aos palcos do Teatro Tiradentes!

E, mais uma vez, a Universidade Tiradentes abre suas portas para o encanto e a magia do Yaônilé. O grupo fará a abertura Oficial da Semana da Consciência Negra na próxima quarta-feira, 17, no Teatro Tiradentes - Campus Aracaju Centro, às 19h.


O evento é uma realização da instituição através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão - PAACE, que há 4 anos convida a comunidade científica e a toda a sociedade para discutir temas que fortaleçam os direitos dos negros e desmistificando a ideologia preconceituosa sobre os cultos e liturgias candomblecistas. Prova disso são as palestras e mesas redondas que acontecerão com o Coordenador Geral da Unegro/Se, Andrey Roosewelt; Antônio Fernando Kassideran, Babalorixá e Pedagogo; e Manoel Messias Hipolito Junior, Assogun Junior Tolaboxé, Coordenador de comunidades tradicionais da Unegro/Se. Outros grandes nomes como Prof. MSc. Dênio Azevedo, Prof. Elizano, Profª Dra. Elza Maria Techio e Regina Norma, que fará a palestra de abertura, pontuam outros momentos da programação científica do evento.

Na área cultural, além do Yaônilé, se apresentam grupos de peso como Cultura da Senzala, Grupo de Preto e pela primeira vez a Semana vai contar com a participação de um afoxé, o Afoxé Akueran, além do grupo de percurssão Os Canarinhos. Exposições fotográficas e de postêres, exibição de filmes, mini-curso de dança afro e muito mais esperam o público de 17 a 19 de novembro no Campus Farolândia.

O Yaônilé dá início à série de 13 apresentações (confirmadas até o momento) que fará até o dia 08 de dezembro. Entre elas, as já publicadas aqui, Santo Amaro no dia 20, Lavagem da Conceição e Afoxé Akueran, ambas no dia 08. E tem uma apresentação vitoriosa confirmada também, mas ainda não podemos postar detalhes. Zará, Tempo! Por estarmos em novembro as apresentações, em respeito aos orixás e à religião, priorizam a liturgia do mês. 

Confiram o Yaônilé de perto. Esperamos vocês às 19h do dia 17 no Teatro Tiradentes!

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.