quarta-feira, 31 de março de 2010

Homenagem - 27 anos sem Clara.



No próximo dia 02 o Brasil vive o 27º aniversário de morte da mineira Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, mais conhecida como Clara Nunes. Clara nasceu em 12 de agosto de 1943 na cidade de Caetanópolis e foi, sem dúvidas, uma das maiores intérpretes brasileiras. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam disco. Cantou as religiões afro-brasileiras em quase todos os seus álbuns e nunca se envergonhou de afirmar-se Umbandista. Em 02 de abril de 1983, um sábado de aleluia, após 28 dias de internação na Unidade de Tratamento Intensivo da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, Clara, aos 39 anos, veio a óbito.

Na voz de Clara Nunes algumas músicas tornaram-se hinos. Um manifesto de brasilidade se estampa na capa de seus álbuns, a percussão e o trio de atabaques sempre presentes em seus arranjos, os orixás cantados e encantados, a elevação da raça. Músicas como Iansã cadê Ogum, O mar serenou, Conto de Areia, entre tantas.

O Yaônilé presta uma homenagem a Guerreira (como era chamada) apresentando coreograficamente Canto das Três Raças e Morena de Angola reforçando o coro que enaltece as nossas origens.

Como não existe um site oficial da cantora, disponibilizamos os links pra quem quiser conhecer mais a carreira desta incrível interpréte – Biografia e Discografia | Ouça os álbuns.

Saravá, Clara Nunes!


Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.