quinta-feira, 11 de março de 2010

Yaônilé - A aurora da esperança



A aurora de 2010 rompeu sob a égide da esperança de um povo. Uma nação dividida que assopra as velas comemorativas dos seus 50 anos de independência sem ao menos ter afastado de si o vento das mazelas pelas quais são acometidos dia após dia. Os sentidos do mundo se aguçam sobre a África como se fosse ela o berço perdido da humanidade reencontrado faminto, carente e com olhos de súplica.

Desvendar os insondáveis mistérios da força desse povo é remeter-se ao tripé que os sustenta: identidade, ancestralidade e religiosidade.

Em homenagem ao dia internacional da mulher, dedicamos nossa ginga as mulheres africanas e brasileiras, mães, esposas, trabalhadoras que não se acovardaram frente ao mundo moderno e, arregaçando as mangas, foram à colheita dos sonhos plantados em suas memórias. Mulheres de sangue real, candaces de uma nova era.

Que as forças da natureza aqui representadas ratifiquem o compromisso em manter vivo o eterno louvor às nossas origens, o ventre pelo qual nascemos, a soberania da mulher em sua plenitude solidificada em Oxum e Yemanjá - as águas que a todos banham, e em Yansã - o vento que em todos sopra e o fogo que a tudo consome.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.