domingo, 4 de abril de 2010

Senegal comemora 50 anos de Independência



Foram os portugueses, no século XV, os primeiros europeus a estabelecer contactos comerciais com o território do Senegal, mas só a chegada dos franceses, a partir do século XVII, iria marcar fortemente a cultura senegalesa. A política colonial francesa foi feita através de uma administração indireta, utilizando os chefes locais como intermediários e colaboradores. Nas principais cidades, Dakar, Gorée, Rufisque eSaint-Louis, era exercida uma administração direta por cidadãos franceses. Foi a única colônia onde chegou a ser concedida cidadania francesa a africanos. A língua oficial ainda hoje é o francês. Depois da independência, em 1960, a República do Senegal conheceu uma via política inspirada no chamado socialismo islâmico, difundido por um conjunto de associações, escolas e jornais, de onde se destacou Léopold Sédar Senghor como o principal teorizador do sistema democrático e Presidente da República. Em 1982 o Senegal juntou-se à Gâmbia para formar a confederação Senegâmbia através de um pacto que unia instituições comuns e uma integração das forças armadas e de segurança. A Senegâmbia foi dissolvida em 1989 por divergências entre os dois países.

Confiram também a matéria publicada ontem no site de Notícias G1 - "Senegal deve recuperar bases usadas pela França à meia noite"
Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.