terça-feira, 27 de julho de 2010

Série: De Exu a Oxalá


O candomblé é uma das poucas religiões, se não a única, que não segue um livro doutrinador ou algo do gênero como a Bíblia, o Alcorão, ..., tendo seus preceitos repassados oralmente. Sendo assim muita coisa se perde, outras se agregam e na maioria das vezes não se chega a um senso comum.


Baseado nisso resolvi escrever uma série que aborde as características dos Orixás na qual eu possa expressar aquilo que vejo, leio, ouço e vivo, as minhas experiências com as divindades africanas. Não quero com isso que o que aqui for escrito seja tomado como verdade absoluta, apenas leia-se que esta é a minha opinião pessoal. Sugiro no entanto que os interessados em conhecer mais procurem as variadas literaturas específicas que existem sobre o assunto para aprofundarem seus conhecimentos.

Todos os direitos sobre os textos são reservados a mim, o autor.

Boa Leitura a todos!

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

domingo, 25 de julho de 2010

Dança Negra Contemporânea Brasileira

A formação da cultura brasileira é fruto da fusão das tradições de povos de diferentes origens étnicas, sendo que o modo de participação de cada um desses povos são elementos basilares e constitutivos da cultura brasileira sendo esta, portanto, resultado da miscigenação ocorrida entre indígenas, africanos e europeus.

Quando se pensa em cultura é necessário enfatizar que esta é o resultado de tradições orais e escritas, sedimentadas nas mais diferentes formas, transmitidas geração a geração formando uma teia de informações que não devem (nem podem) ser perdidas ou esquecidas. Nesse tear que é a construção da história de uma sociedade a cultura atua como cimento unindo pontos, dando forma, redimensionando o imaginário em prol da difusão de um senso coletivo comum - a cultura popular. Como lembra Chauí "a cultura popular pode ser a capacidade de apresentar idéias, situações, sentimentos, paixões e anseios universais que, por serem universais, o povo reconhece, identifica e compreende espontaneamente. Nesse entendimento, cultura é também o modo das pessoas conviverem, se relacionarem, se expressarem, trabalharem, brincarem, contarem estórias e dançarem".

A herança escravista e o fato do Brasil ter sido o último país ocidental a abolir o regime escravocrata - que aqui durou quase 400 anos - são fatores que fazem com que alguns estudiosos apontem-nas como causas para o não reconhecimento da cultura afro-brasileira como parte legitima, constitutiva e representativa da cultura brasileira. Sendo assim, é preciso repensarmos a cultura negra enquanto formadora da identidade da dança afro-brasileira. Ao contrário das outras danças, a dança de origem negra é altamente simbólica, carregada de signos, significados e significantes que, independentemente da dicotomia entre nações de candomblé, trazem em si uma poderosa representatividade perante as histórias, mitos e lendas das quais são oriundas.Isso acaba fazendo com que a dança afro seja vista como exótica, folclórica ou mesmo sensual quando, na verdade, beira mares bem diferentes destes lagos.

Prefiro referir-me a partir de agora à "dança afro" como Dança Negra Contemporânea Brasileira. Explico.

O termo Dança Negra Contemporânea traz em si mais objetividade ao referir-se ao legado cultural e civilizatório da África Negra, de onde é oriundo. As coreografias do Yaônilé mais que puramente elementos simbólicos carregam o ar da dramaturgia que é um dos príncipios éticos-estéticos da cultura negra africana. De acordo com o escritor e pesquidador Cunha apud Silva e Calaça, "a arte africana transmite idéias, conceitos, valores grupais. Assim o artista deve sugerir e não representar; deve revelar a essência presente que está atrás daquelas formas criadas. Desta forma, o significado da arte africana é referência para análise conceitual e proposição coreográfica e dramatúrgica para a dança". Sob essa ótica, a religiosidade latente, o sagrado, o mistério, a simbologia e tantos outros referenciais culturais dos povos africanos constituem uma arte singular que redmensiona, transmite, sugere e comunica, "através da criação de formas e conteúdo estético, belo e expressivo também presentes nas danças".

"A dança africana remete à ancestralidade. A presença de elementos simbólicos, do mito, do rito é muito forte nestas comunidades e estão sempre presentes nas manifestações culturais dos povos africanos". De acordo com Asante apud Martins "existem sete princípios básicos presentes na dança africana, são eles: polirritmia, forma cíclica e circular, policentrismo, dimensionalidade, imitação e harmonia, sentido holístico, repetição".

O Yaônilé enquanto Cia de Dança Negra Contemporânea tem se engajado para tornar-se um centro de referências da cultura negra e afro-brasileira, desenvolvendo ações afirmativas que ajudem o nosso povo a melhor compreender a si mesmo, sendo um espaço de conhecimento, assimilação, aprofundamento e recriação das inúmeras manifestações artísticas negras do país.

E é sobre esse assunto que estarei participando de uma mesa redonda nos dias 13, 14 e 15 de Agosto com abertura do Yaônilé.

Aguardem a programação aqui no Blog.

Danilo Aguiar


Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do amigo!


Sonho com o dia em que a amizade será velada com o carinho, a atenção e o respeito que lhe são inerentes ou pelo menos deveriam ser. Hoje, além de parabenizar é dia de agradecer. Por aqueles que se juntam a nós pelo caminho, compartilham de nossas alegrias, dividem as nossas tristezas, tomam parte dos nossos problemas, comemoram nossas vitórias, lamentam as derrotas e, acima de tudo, nos amam como irmãos.

Dizem os antigos que amigos são a família que nos permitiram escolher e é por isso que tenho a certeza de que em nenhum lugar do mundo, existe uma família de amigos cercada de tanto amor como a nossa.

A benção, todos os Orixás e entidades!

A benção, André, Bellinha, Michelle de Aruanda, Alan de Xangô, pais e mães!

A benção, Givaldo, Nathália, Xuxa, Diana, Laiz, Mayara, Karyne, Mona Luar, Mona Viviane, Naasom, Juniito, Farias, Israel, Allan, Tatá, Lolô, Inês, Renata, Karla, Cássia, Buiú, Gerlinho, Rodrigo, Xicú, Thiago, Sandro, Gledson, Felipe.

A benção, Babá Pierre Odé Ofaguerangi!

A benção, Ogan Tony Almeida!

A benção, Babá Fernando Odé Kassideran!

A benção, Yá Angélica Oliveira!

A benção, Edsandro Ordnasde!

A benção, Dulce de Oyá!

A benção, Irani, Raimundo e Cultura da Senzala!

A benção, Afoxé Akueran e Ogãs do Yaônilé!

A benção, Iza Macedo, Pedro Netto, Deivison, Lindolfo Amaral, Gilton Kennedy, Edilene Souza, Cristiane Santana, Marcos Silveira, Assis Sátiro, Markíbia, Profª Elba, Profº Genaldo, Teatro Lourival Baptista!

A benção porque somos felizes por termos nascidos uns para os outros e todos para Deus!

Nos resta nesse dia apenas agradecer e abraçar!

Saravá, povo de fé!

Saravá, Axé!


Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Parabéns, Buiú!

Bernardo Jr, o nego Buiú que todos amamos, completa hoje mais um ano de vida! Buiú não faz parte do nosso grupo mas foi um convidado muito especial para interpretar o Senhor da Paz - Oxalufan em uma de nossas apresentações.

O menino dos sorrisos, carismático e acolhedor talvez nem saiba o quanto influencia positivamente aqueles com quem mantém contato. Somos muito felizes por sua vida, Buiú, e agradecemos por tê-lo como amigo deste grupo que também te ama.

Muita sabedoria e luz para saber discernir sempre os melhores caminhos.



Parabéns!




Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

sábado, 17 de julho de 2010

Série: Religiosidade AfroBrasileira

Como prometido estou listando abaixo os links para os Vídeos da Série Religiosidade Afro Brasileira do Professor José Flávio Pessoa de Barros. O material é bastante informativo na medida em que revela a fundação do Candomblé no Brasil e também por esclarecer pontos recorrentes como a primazia pelo culto a Oxóssi.


A série transformou-se em Material Didático do acervo do Yaônilé bem como as quase 8 horas de vídeos em 10 DVD's das bodas de porcelana do Vodun Kassideran. Vídeos em excelente qualidade da execução de Xirês completos e as festas ocorridas no terreiro Nhi Saara em Junho de 2010 - que nos foi dado pelo nosso amigo Tony.

A série possui 9 vídeos e os links são:


A produção dos vídeos é da Mandinga Produções com Direção e Fotografia de Rafael Eiras e Edição de Naiana Magalhães.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!