quinta-feira, 15 de julho de 2010

Inspiração em Série #2 | Flávio Pessoa de Barros

Há algum tempo venho mantendo contado com essa figura única que é o Professor José Flávio Pessoa de Barros. Nenhuma descrição sobre ele seria melhor que a que ele mesmo apresenta:


O professor é um renomado Antropólogo e entusiasta da cultura afro-brasileira e suas diversas matrizes culturais e sociais. Possui mais de 50 livros publicados sobre o tema da cultura negra, tendo se tornado uma referência mundial sobre a Diáspora Negra em todos os cantos do mundo,onde houve mercado de escravos. Seus estudos sobre a presença negra no Brasil e suas expressões culturais-sociais e religiosas o levaram a mergulhar no fundo nos estudos sobre a expressão máxima da religiosidade africana no Brasil, que se desenvolveu e se tornou o Candomblé. Lecionou nas Universidades mais renomadas do Brasil e no mundo, tais como: UERJ, UFRJ, UFF, Universidade Cândido Mendes, Sourbonne, Universidade de Varsóvia e Moscou. Atualmente luta pela edificação de uma consciência de respeito ao invés da chamada "Tolerância Religiosa". O conceito do verbo tolerar,que sempre denota algo a qual não aceitamos ou compreendamos verdadeiramente, mas que suportamos por mera convenção social. A bandeira do Prof.José Flávio Pessoa é pelo respeito religioso. Respeito este que leva a reflexões mais profundas sobre aceitação do diferente, do outro, de suas expressões, presença na sociedade e na abertura de espaços para essas camadas que nunca tiveram reais oportunidades. E que foram e ainda são somente toleradas.

O Professor José Flavio Pessoa de Barros nos presenteia com todo o seu saber em uma série  de vídeos sobre a religiosidade Afro Brasileira. Ele é um dos mais importantes pesquisadores sobre o tema, possui doutorado em Antropologia pela USP (1983) e pós-doutorado pela Université Paris-Descartes (1986) . Sua área de atuação esta relacionada a Antropologia das Populações Afro Brasileiras, Antropologia das Religiões, Etnobotânica e Religiões Afro Brasileiras. Alem de ter lançado inúmeros livros, dentre eles: A Galinha dAngola: Iniciação e Identidade na Cultura Afro-Brasileira. (1993) O Segredo das folhas (1993), Olubajé, o banquete do Rei (2003), A fogueira de Xângo, orixá do fogo (2005) todos da Pallas-RJ, Ewé òrisà, uso litúrgico das plantas (2004) Bertrand Brasil; 36 livros (artigos em coletâneas) e 115 artigos em revistas nacionais e internacionais.

Em breve disponibilizarei a série aqui no blog.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.