quarta-feira, 14 de julho de 2010

A dança sagrada



Trabalhar com a dança dos Orixás é uma grande responsabilidade por dois motivos: a representação de uma força que existe, se movimenta e se manifesta e, alheio a isso, a possibilidade de errar e desrespeitar a entidade.

O que se vê hoje em dia é uma banalização das danças sagradas transformando-as em atos banais, espetáculos de desonra a séculos de tradições das roças e abaças de candomblé. 

O Yaônilé, como um grupo cultural, não esquece de acercar-se de pessoas que conhecem a fundo a religião para acompanhar o trabalho realizado, corrigindo os erros, admoestando, ratificando os acertos.

Entendemos que trabalhar com uma cultura religiosa é refinar o plausível dos cultos, humanizando divindades para transcender à própria manifestação. Ignorar tais procedimentos, criando coreografias que não são fiéis às danças sagradas apenas para "fazer bonito" é descredibilizar a própria religião e que não se use a desculpa do não saber. Para fazer é necessário conhecer e conhecimento requer tempo e pesquisa. O homem que se isenta de suas responsabilidades se torna mais rude e grosseiro, além de negligente com a sua própria história.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.