sexta-feira, 13 de agosto de 2010

1º Seminário em Defesa da Vida - PM SE


Com a presença do Yaônilé, aconteceu na manhã desta sexta feira, 13, o encerramento do 1º Seminário em Defesa da Vida: contra o Racismo, Intolerância Religiosa e Violência Policial que teve início no dia 10 de Agosto. O evento foi promovido pela Polícia Militar, em parceria com a Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé e o Ilê Axé Abaçá Oyó Yangonga, instituições que têm o objetivo de elevar o conhecimento sobre a tradição e cultura afro-descendente e levar tais informações às comunidades interessadas. 

A proposta do Seminário, voltado para policiais militares, foi reunir nomes importantes do Brasil na discussão sobre segurança pública e relações raciais. Na oportunidade, autoridades civis, militares e religiosas estiveram reunidas abordando temas como "Os Órgãos de Segurança Pública e sua Herança Escravagista", "Religiosidade de Matriz Africana e a Opressão Policial no Brasil", "Racismo Institucional e a Superação da Síndrome da Ineficácia da Segurança Pública para População Negra" e "Sergipe - Um Estado Negro! Polícia Sergipana: Uma Polícia Negra!". 

No evento estiveram presentes os chefes da 4ª e 6ª Seções do Estado Maior Geral da PMSE, tenente-coronel Sento Sé e tenente-coronel Lobo, respectivamente; os comandantes das Companhias de Polícia da Grande Aracaju, oficiais e praças de Unidades e Subunidades da PMSE. Dentre os civis, marcaram presença representantes do Ilê Axé Dematá Nhi‘Sahara, Instituto de Capoeira M.M Ponty, Profº Doutorando Fernando Aguiar, Secretaria de Estado da Educação, Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Sergipe, Ilê Axé Olaiyá Tassitaô, Banda Afro Odô Yó e representação do gabinete da vereadora Rosângela Santana.

O Yaônilé, através do Coronel Ornelas, foi convidado para "coroar", segundo ele, a realização do Seminário ao demonstrar a força e o encanto da dança afro-brasileira.

Nos sentimos profundamente honrados com o convite e ainda mais lisonjeados por podermos compartilhar de tal iniciativa que é louvável em todos os aspectos. Gostaríamos ainda de agradecer a amabilidade do Coronel Ornelas e a todos do QCG (Quartel Central Geral PMSE) pela recepção agradavél e invariavelmente prestativa. A apresentação do Yaônilé durou pouco mais de 30min, tendo sido apresentadas Saudação ao Povo das Águas, Iemanjá e Oxum (Movimento das Águas) e Iansã (Movimento do Fogo, Pedreiras e Tempestades) - Movimentos presentes no Espetáculo "Gira - O Movimento da Aruanda" de Danilo Aguiar.

Em matéria publicada no Portal da Polícia Militar de Sergipe é possível conferir a reação do público à nossa apresentação: "O Seminário foi encerrado no final da manhã, com a apresentação do Grupo de Dança Yaônilé, que apresentou um trecho do espetáculo ‘Gira – o movimento da Aruanda’, no pátio do quartel da PM. Durante o evento, o grupo apresentou de forma encantadora e com um figurino impecável parte do espetáculo que ainda está em fase de ajustes para lançamento em 2011. O Grupo de Dança Yaônilé trabalha com dança afro, tem oito meses de criação e 22 integrantes, entre homens e mulheres. O grupo já participou da Lavagem da Conceição, abertura da Semana de Extensão da Universidade Tiradentes (UNIT) e da Semana de Consciência Negra da UNIT e tem à sua frente Danilo Aguiar, que é diretor, coreógrafo e figurinista do espetáculo que encerrou o evento desta manhã."

Confiram algumas fotos da nossa apresentação no próximo post!

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.