sábado, 21 de agosto de 2010

Fundação Palmares completa 22 anos!

Parabéns para todos nós, de fato! A Fundação Palmares é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura - Minc, instituída pela Lei Federal nº 7.668, de 22.08.88, tendo o seu Estatuto aprovado pelo Decreto nº 418, de 10.01.92.

O artigo 215 da Constituição Federal de 1998 assegura que o "Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras, e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional".

A FCP/Minc formula e implanta políticas públicas que têm o objetivo de potencializar a participação da população negra brasileira no processo de desenvolvimento, a partir de sua história e cultura.

A FCP tem como Visão de Futuro consolidar-se como instituição de referência nacional e internacional na formulação e execução de políticas públicas da cultura negra, sendo sua missão promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra visando à inclusão e ao desenvolvimento da população negra no Brasil.

Crenças e princípios que norteiam as ações e as condutas da FCP:

COMPROMETIMENTO: Envolvimento no combate ao racismo, na promoção da igualdade, valorização, difusão e preservação da cultura negra.

CIDADANIA: Exercício dos direitos e garantias individuais e coletivos da população negra em suas manifestações culturais.

DIVERSIDADE: Reconhecimento e respeito às identidades culturais.

Transcrevo abaixo o discurso do Presidente da FCP, Zulu Araújo, sobre o aniversário da Palmares.

"Estamos, literalmente, com o pé - e o coração - na estrada! Ao completar 22 anos de criação, a Fundação Cultural Palmares, orgulhosamente, comemora essa data especial em sete capitais brasileiras, promovendo o encontro de grupos, artistas e manifestações culturais afro-brasileiras. 

Nesse mês de festa, gostaríamos de chegar aos 26 estados brasileiros; de estar próximos do nosso povo, congregando os sotaques e ritmos de nossas mais de 5.500 cidades. A vontade ainda não pôde ser concretizada, mas estamos trabalhando para não deixar qualquer manifestação, qualquer grupo, qualquer brasileiro fora da comemoração. Essa é a nossa meta.

As atividades que ora a Fundação Cultural Palmares oferece aos brasileiros e brasileiras foram sonhadas, organizadas e concretizadas por dezenas de mãos ávidas por uma comemoração à altura de nossas conquistas - uma festa tecida com arte, poesia e engajamento, viabilizada com recursos e apoio incondicional do Ministério da Cultura. 

Esse ano, a programação comemorativa dos 22 anos de ação e militância cultural da Fundação Palmares homenageia, em especial, as mulheres brasileiras. Todas elas! Mulheres que marcaram com força, inteligência, ousadia, perseverança e graça a sua participação na história desse negro País.

Nas ruas, nos palcos, nas salas de aula, nas comunidades, sozinhas, em família ou em grupos, a mulher enfrentou desafi os múltiplos - preconceitos, desconfi anças, exclusões -, transformando, com criatividade, a realidade, sem abrir mão de sua condição feminina e fazendo por merecer esta e outras homenagens.

Chegamos a 2010 com a certeza de que passos largos já foram dados; de que a luta não é a mesma; de que as forças, reconfi guradas, ganharam outros nomes, novos desafi os, contornos muitas vezes mais sutis, porém não menos cruéis; e portanto de que seguiremos lutando. Esse é o nosso compromisso. Afi nal, nós, que portamos na cor da pele a identidade desse País, não temos o direito de nos acomodar.

O show tem que continuar! Axé!"

Parabéns à Fundação Cultural Palmares pelo brilhante trabalho desenvolvido junto às comunidades negras do Brasil e esperamos que nossas motivações sejam somadas para o engrandecimento da cultura afro-brasileira e afro-religiosa.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.