terça-feira, 3 de agosto de 2010

Orixás e Mitos - Lendas dos Orixás



O culto aos orixás é antigo. Muito antigo. Quando importados para as Américas o culto de muitos deles se perdeu, alguns ficaram apenas em Cuba, outros aportaram apenas no Brasil. Acontece que não é pelo fato de não serem cultuados aqui que estes orixás deixam de exisitir.
Assim, temos orixás como Ocô, orixá da agricultura; Onilé, a Mãe Terra; Olocum, a antiga senhora dos oceanos, das profundezas da vida, dos mistérios insondáveis; Ajê Xalugá, antigo orixá regente da conquista da riqueza, da prosperidade material e dos negócios lucrativos; as divindades femininas primordiais, as Iá Mi Oxorongá, nossas mães ancestrais, donas de todo conhecimento e senhoras do feitiço; orixá Orô, o temido espírito da floresta; Oquê, a montanha, elevação que nasce do oceano, a segurança da terra firme, base da vida humana.
Orunmilá ou Ifá, conhecedor do destino dos homens, o senhor do Oráculo; orixá Ori, divindade da cabeça de cada ser humano e portador de sua individualidade, cujo culto vem sendo reconstituído nos candomblés brasileiros.
Achei necessário esclarecer a existência de tais orixás pois eles também estarão incluídos na nossa série Inspiração - Lendas dos Orixás.

Axé a todos os nossos irmãos!
Deus é tudo acima de todas as coisas!
Olorum Colofé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.